UNE: Aprovação do Estatuto da Juventude foi apenas uma batalha

0 comentários



Não há duvida alguma de que a data de hoje, 15 de fevereiro de 2012, entrará para a história: o dia em que o Brasil reconheceu constitucionalmente que os jovens, de idade entre 15 e 29 anos, são atores sociais estratégicos para a transformação e melhoria do país. Essa importante conquista foi votada e aprovada por unanimidade hoje (15), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e se chama Estatuto da Juventude.


Agência Senado
Discussão e polêmica marcam aprovação do Estatuto da Juventude

Jovens socialistas cumprimentam o relator Randolfe (PSOL-AP)

O estatuto é, basicamente, uma declaração de direitos e deveres dos jovens, acrescida de estrutura jurídica mínima que permite a eles discutir, formular, executar e avaliar políticas públicas de juventude, ou seja, um instrumento jurídico-político para promover os direitos da juventude.

A aprovação rápida do Estatuto da Juventude é uma das principais pautas de reivindicação da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Estamos vivendo um capítulo histórico, foi aprovada a constitucionalidade da faixa-etária que define o jovem, o que possibilitará a criação do SNJ (Sistema Nacional de Juventude), por exemplo, um importante instrumento para criação e manutenção de um sistema de políticas públicas para juventude”, comemorou o presidente da UNE, Daniel Iliescu, presente na votação.

A partir de agora, a matéria será apreciada ainda pelas comissões de Assuntos Sociais; de Educação, Cultura e Esporte e pela de Direitos Humanos e Legislação Participativa. “Essa foi uma batalha que vencemos, mas não significa que a guerra terminou. O senador Randolfe Rodrigues (relator do projeto no Senado) fez um excelente trabalho de mediação, mas a partir de agora vamos nos mobilizar cada vez mais para pressionar pela aprovação”, garantiu Daniel.

#EstatutodaJuventude foi 2º lugar nos TTs Brasil

A UNE uniu toda sua rede de estudantes pelo Brasil para uma campanha nacional, hoje, com o objetivo de mobilizar e pressionar os senadores a aprovarem imediatamente o Estatuto da Juventude, projeto de lei que tramita na Casa e deve ser votado neste mesmo dia. A juventude brasileira unida levou a campanha ao 2º lugar dos trend topics (TTs) nacional com a hashtag #EstatutodaJuventude.

Essa é a segunda vez que mobilização virtual leva essa campanha da UNE aos TTs. Na quarta-feira passada (8), a mobilização deu certo e a hashtag #EstatutodaJuventude ficou em segundo lugar nos (TTs) Brasil do Twitter, sendo um dos assuntos mais comentados do microblog.

Direitos assegurados pelo estatuto


O relator do projeto no Senado, Randolfe Rodrigues, estabeleceu, em seu parecer, que a carteira de identidade do estudante será expedida por instituições estudantis como a Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), além de entidades a elas afiliadas nos estados e municípios.

Além disso, o texto do estatuto aprovado hoje também prevê que qualquer jovem entre 15 e 29 anos que estude ou faça parte do Bolsa Família terá direito a pagar meia entrada em eventos públicos, inclusive partidas de futebol da Copa do Mundo de 2014 e competições dos Jogos Olímpicos de 2016. A meia-entrada será distribuída da seguinte forma: 40% dos ingressos para eventos financiados exclusivamente com recursos privados e 50% dos ingressos para eventos bancados com verbas públicas – tanto na área esportiva quanto na artística e cultural.

Fonte: Assessoria de imprensa da UNE

0 comentários:

Postar um comentário