UJS prepara uma série de Mobilizações

0 comentários

Agenda de Atividades conta com o Congresso da UBES e ANPG além de Plenária da entidade.

39º Congresso da UBES

No 39º Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), acontecerá uma mobilização que passará por diversos Estados, para construir e eleger delegados em centenas de entidades municipais. O Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), fórum que convoca o Congresso, define sua comissão de credenciamento e organização, será realizado nos dia 1,2 e 3 de Setembro de 2011.É de extrema importância que todas as direções estaduais da UJS tomem para si a tarefa de atingir as metas de mobilização do CONEG e receber o novo movimento ARRASTANDO TODA A MASSA que deve construir a mobilização do Congresso da UBES e embalar as lutas estudantis pelos próximos dois anos.
• Como credenciar uma entidade no CONEG?
Se a entidade municipal ou estadual foi credenciada no último CONEG da UBES, basta apresentar a ata de eleição e posse da diretoria e a carta de indicação do delegado assinada por 50% mais um dos diretores.
No caso de entidades recém-fundadas ou não credenciadas no CONEG anterior, é preciso apresentar também o estatuto e a ata de fundação.
A apresentação dos documentos acontece no próprio CONEG.

38º CONAP da ANPG

Outra mobilização será o 38º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP) da Associação de Pós-Graduando (APG). O momento político que o Brasil esta passando necessita de uma política mais ousada para a pós-graduação. Hoje está em debate o Programa Ciência Sem Fronteiras, que viabilizará 100 mil bolsas no exterior para estudantes nas áreas de engenharia, tecnologia, ciências exatas, ciências biológicas e da saúde e energia. Além disso, está em discussão o PNPG 2011-2020 (Plano Nacional de Pós-Graduação) que é parte integrante do PNE 2011-2020 (Plano Nacional de Educação).
O 38º CONAP da ANPG, sob o tema: "A Formação de Recursos Humanos e o Desenvolvimento do Brasil", acontecerá em Recife - PE, de 18 à 21 de agosto de 2011, no Recife Praia Hotel e na UFPE.

Como montar uma APG?

Uma APG é uma representação geral dos pós-graduandos em uma universidade, ou seja, pode ter representantes dos diversos programas de pós-graduação. Para montar uma APG basta reunir os estudantes interessados e debater sobre a fundação da APG, registrar em ata de fundação e posse, aprovar o estatuto e está montada a APG. As comissões pró-APG também terão direito a voto. Para a indicação de delegado basta uma ata de reunião indicando o delegado e o suplente assinada pelo presidente da APG.

PLENÁRIA NACIONAL DA UJS

A Plenária Nacional da UJS terá em pauta a preparação para o Congresso da UBES e a Conferência Nacional de Juventude, a avaliação do Congresso da UNE e as modificações na composição da Direção Nacional da entidade, será realizado em Luziânia (cidade-satélite de Brasília) nos dias 5 e 6 de Setembro de 2011 e será cobrado a Taxa de inscrição no valor de R$100,00 por participante para ajudar a custear a hospedagem, alimentação e transporte.

0 comentários:

Postar um comentário